Eventos




O evento integra as atividades regulares de formação do PIBID Geografia da UFV e visa a troca de experiências entre os participantes do PIBID, a comunidade universitária e a coordenadora da área de Geografia do PIBID da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante sua fala, a professora convidada abordará temas sobre a formação do professor de Geografia, relatará experiências de elaboração de atividades pedagógicas e discutirá os desafios para a construção de um programa de fomento que priorize a iniciação à docência. O evento é voltado para os bolsistas do PIBID Geografia da UFV e aberto para outros estudantes de licenciatura e professores.

Convidada: Profa. Dra. Valéria de Oliveira Roque Ascenção (UFMG)


Data: Terça-feira, dia 07 de abril de 2015
Local: Auditório da Biblioteca Central
Horário: 14:00

Público alvo: bolsistas e supervisores do PIBID Geografia, professores e estudantes de cursos de licenciatura da UFV.

Organização: PIBID Geografia UFV



À todos os estudantes de Geografia.

O objetivo do evento é desencadear uma discussão acerca do percurso do Estágio Curricular Supervisionado proposto pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Tendo em vista debater as diretrizes colocadas inicialmente e o desenvolvimento efetivo do estágio ao longo dos anos de formação acadêmica.

Convidamos os sujeitos da escola para compor este debate. Professores supervisores, professores orientadores do estágio, estagiários, comunidade escolar e acadêmica. 

Com isso, a noção de limiar é colocada como questão geradora para o debate sobre as experiências do estágio e os anseios para futura profissão. Num momento em que nos encontramos em transição, das vivências acadêmicas para as profissionais.

Contamos com a participação de vocês!















V Diálogos Interdisciplinares: o ensino em questão

Galera, é isso. Estes são os links para as inscrições!  Todas as Oficinas serão realizadas na Quinta-Feira 27/11/2014.

  • O TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO: A NOVA ABORDAGEM DO ESPAÇO VIVIDO
    Descrição:
    A proposta da oficina é abordar o trabalho de campo como uma proposta metodológica de ensino, com base primeiramente em estudiosos de tal proposta e sem seguida pautar-se na premissa de que um efetivo trabalho de campo não precise depender de transporte e de ser à longa distância, pois cada espaço, seja ele distante ou nos arredores de uma escola, apresenta as ações do homem no espaço. Nosso dever enquanto educadores é buscar formas de realizar esse trabalho, de dinamizar as formas de ensino e de envolver o educando, e o melhor para tal prática é o espaço do nosso cotidiano. Dessa forma, a partir do pressuposto de que não precisamos ir longe para realizarmos um campo com nossos estudantes, utilizaremos espaços próximos a nós para decifrarmos a dinâmica contida no meio em que estamos inseridos, no caso, o campus da Universidade. Horário: 10:00 às 12:00 horas, primeira parte. Segunda Parte: 14:00 às 17:00 horas Local: Mapoteca.
  • FANZINE E ENSINO
    Descrição:
              O fanzine não possui uma definição oficial, mas constitui um tipo de mídia alternativa de baixo custo, que tem como objetivo a divulgação de uma produção autoral sobre um determinado tema. O formato e os recursos utilizados não são padronizados e apresenta uma diversidade de recursos textuais. De forma geral, são produzidos por amadores, artesanalmente, xerocopiados e distribuídos entre amigos, grupos ou postos à venda. É uma ferramenta viável para ser utilizada na sala de aula pelo fácil acesso aos materiais utilizados, geralmente reaproveitados, e que incentiva a criatividade e valoriza autonomia dos educandos.
                Associada ao ensino de Geografia, disciplina que apresenta inúmeras possibilidades de debate acerca da realidade socioespacial dos estudantes, o fanzine constitui um elemento capaz de problematizar essa realidade, valorizando o educando como sujeito do processo de construção do conhecimento. A atividade também fornece a possibilidade de estímulo para a leitura e a escrita. Desse modo, o fanzine surge como uma alternativa para a produção de material, relacionada com o conteúdo trabalhado pelo professor. 
                Assim, essa oficina objetiva aproximar os estudantes de graduação dos cursos de licenciatura com essa temática, que se configura como um rico recurso didático, passível de utilização em diversas atividades escolares.
    Horário: 14:00h às 18:00hrs. Local: Departamento de Geografia
  • O PAPEL DAS NOVAS MÍDIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
    Descrição:
       A contemporaneidade se apresenta hoje de forma desafiadora e instigante. Um novo conceito no modo de se comunicar, buscar conhecimento, informações e formações surge no final do século XX e se integra hoje ao mundo de jovens e adultos de maneira inegável. As redes sociais, os canais de vídeos e notícias, a internet como um todo, impôs novas temporalidades. E se antes a escola vinha sendo taxada como chata e enfadonha, o que dirá agora onde um espaço digital está “nas mãos” dos educandos oferecendo conteúdos dinâmicos e informações de formas mais atraentes. 
           A oficina tem como objetivo construir junto aos presentes, debates sobre os novos rumos educacionais postos pela nova mídia, equacionar a possibilidade do saber geográfico como mediador entre o mundo virtual, aluno e mundo concreto, bem como propor novas formas de uso desta ferramenta no espaço escolar.   
Horário: 14:00h às 18:00hrs. Local: Departamento de Geografia
  • Geografia e saúde: os impactos socioambientais na produção de cosméticos.
    Descrição:
    A ideia da oficina é levantar alguns questionamentos, e sobre a ótica geografia analisar toda a cadeia de produção, os signos e as contradições envolvidas na indústria dos cosméticos.
    O uso dos cosméticos acompanha a humanidade há muitos séculos, na sociedade contemporânea não é diferente, a indústria da estética ganhou um lugar privilegiado na econômica.
    Hoje, grandes corporações controlam o mercado, de forma que o poder de escolha não passa de uma ilusão. Os recursos naturais codificados pela cultura, ou seja, os conhecimentos que acompanham esses recursos, são apropriados por grandes empresas, que partem dos centros hegemônicos de poder para exercer sua dominação sobre o patrimônio genético e cultural de populações tradicionais do continente africano, americano e asiático, o que reflete a falta de soberania territorial.
    A publicidade cumpre um papel importante, na medida que espalha promessas de rejuvenescimento, distinção, reforçando um padrão de beleza perverso. Na busca da beleza consumimos produtos com componentes tóxicos que são associados a inúmeras doenças, ao invés de consumir produtos que atuam em favor da saúde de nossos corpos.
    Uma das saídas é o resgaste de saberes populares, na tentativa de buscarmos de forma autônoma uma saúde integral e verdadeira. Nesse sentido, no final das discussões, vamos preparar algumas receitas de cosméticos naturais.
  • Obs: Só permanecerão nas tabelas de inscrição os nomes devidamente credenciados no evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário