Unidades de Ensino

Unidades de Ensino

Abaixo apresentamos informações relativas às atuais unidades de ensino parceiras do PIBID/Geografia UFV: 

ESCOLA ESTADUAL DOUTOR RAIMUNDO ALVES TORRES (ESEDRAT) 

Fundada em 1971, recebeu o primeiro nome de Colégio Estadual de Viçosa com sede na Praça Silviano Brandão – Centro. Iniciou suas atividades com 540 alunos na quinta à oitava série do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, funcionando em três turnos. 

Em 1983 através de acordo entre a Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Viçosa, Secretaria Estadual de Educação e comunidade escolar, foi construída nova sede definitiva na Rua do Pintinho, 601 - Bela Vista, em terreno cedido em regime de comodato pela UFV. 

A escola surgiu pela demanda de alunos que havia na época o que pedia a construção de uma nova escola. A vice-diretora afirma que a escola cresceu acompanhando o ritmo da cidade. No início, o público atendido pela escola englobava a classe média da cidade, e hoje atende a maioria bem mais abaixo da média. Havia um processo seletivo para os alunos que queriam estudar no colégio. Desde seu nascimento, a escola apresenta bom desempenho. Atualmente a escola atende a 1369 alunos (830 no Ensino Médio no turno da manhã e 539 no Ensino Fundamental no turno da tarde) em dois turnos, oriundos de diferentes bairros e cidades vizinhas. Em turnos de Funcionamento: matutino e vespertino. Com atendimento ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Regular. 

Por ano são aprovados cerca de 50 alunos da escola na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mas a maioria dos alunos ainda se veem distantes de fazer um curso superior, isso na maioria das vezes por falta de estímulo dos pais. A escola trabalha com a aproximação dos alunos para com a UFV através dos estagiários, dos projetos como o PIBID e feiras são realizadas em parceria com departamentos da UFV. A escola participa das olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática onde já obteve com seus alunos medalhas de ouro e bronze. 

A Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), localizada no Morro do Pintinho, nº 6 Bairro Bela Vista, em um ambiente arborizado um bairro carente de Viçosa onde o índice de violência é alto, por este motivo as aulas do turno da noite foram suspensas. 

A escola possui 22 salas de aulas, há grades de proteção em todas as janelas, essas são grandes, o que proporciona boa iluminação e ventilação tornando o ambiente propicio à aprendizagem. O número de alunos em cada sala varia de 28 a 34 no Ensino Fundamental e de 36 a 43 no Ensino Médio. 87 funcionários empenham-se para o desenvolvimento das atividades administrativas e educacionais, sendo uma diretora, dois vice, quatro supervisoras pedagógicas e 47 professores. 

A escola dispõe 1 Laboratório de Ciências/Química/Biologia (A), 1 Laboratório de Física/Ciência/Matemática (B), ambos grandes e arejados, com capacidade para 40 alunos. Nas dependências da escola existem cinco banheiros, dois contam com cinco sanitários cada e atendem de forma satisfatória aos educandos, os outros três atendem aos funcionários e professores. 

Há um pátio grande e ventilado onde os alunos descansam na hora do recreio e lancham na cantina ou na lanchonete da escola. E os professores descansam em uma sala grande e confortável. Nesta sala é onde fica o armário de cada professor e eles guardam suas provas, diários e trabalhos neles. 

Os Recursos disponíveis da escola são: uma biblioteca, dois retroprojetores, três televisões, um data-show, um vídeo-cassete, um parabólica, cinco computadores, quatro impressoras, internet, uma scanner, um Xerox e três mimeógrafos, dois laboratórios de informática, máquina fotográfica todos em ótimas condições de funcionamento, e disponíveis para o uso. 

Há uma biblioteca com grandes nomes da literatura brasileira e mundial que fica disponível para os alunos, funcionando todos os dias durante o horário das aulas. Os livros ficam distribuídos de forma clara e organizada o que facilita o acesso dos alunos que os pegam emprestados. 

Em suas instalações encontra-se também uma sala de multiuso, com retro-projetor, data show, e assentos confortáveis que favorecem a realização de debates e discussões. Na porta da sala encontra-se um calendário onde os professores podem agendar o uso da sala. 

Para a prática esportiva os alunos usufruem de três quadras, sendo uma delas coberta. Mesa de ping-pong com raquetes, 4 mesas de xadrez, e outros equipamentos como bola de futebol, de vôlei, peteca, bambolês. 

Através do esforço dos professores com projetos mandados para a secretaria de educação, a escola conseguiu o título de escola referência de Viçosa no ano de 2011. 

A escola recebe alunos de todos os bairros da cidade. 

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL ANTÔNIO DA SILVA BERNADES (CASB) 

A Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes situada no município de Viçosa-MG, onde se desenvolvem as atividades do PIBID do subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Viçosa financiada pela CAPES, funciona em dois turnos (manhã, tarde e noite) mantém o ensino Fundamental regular da faze Introdutória ao 9º ano. A de se resaltar que existe o período noturno na escola que se destina a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) nem sempre funcionou no mesmo espaço, desde a sua fundação em 1916 ela já mudou de localização geográfica cerca de quatro vezes até chegar a sua atual localização. A escola foi criada pelo decreto n 4572 de 16 de maio de 1916 e publicado no diário oficial de Minas Gerais (Órgão Oficial do Estado). Em 17 de maio de 1916, o grupo escolar Coronel Antônio da silva Bernardes iniciou suas atividades, primeiramente, em um prédio situado a Praça Silviano Brandão, assim como o fórum do ginásio e a matriz, uma das edificações de destaque e central no município. 

Embora seu funcionamento ocorra desde 1916, a festa de inauguração ocorreu em 30 de setembro de 1922, contando com grande parte da população de viçosa, e do deputado Emilio Jardim de Resende, que em seu discurso enalteceu a figura do saudoso Coronel Antônio da Silva Bernardes pelo belo serviço que o mesmo prestou à cidade. 

Em 1954, passou a funcionar em prédio próprio, situado à Rua Benjamim Araújo, 71, centro, Viçosa, onde atualmente está localizado. Essa localização torna a escola com um local estratégico da política educacional do Município devido à localização geográfica da escola, pois está no coração da cidade, sendo possível ao atendimento de maior numero de alunos oriundos de toda parte da cidade. 

Percebe-se que mesmo variando sua posição geográfica ela sempre pertenceu a porção central da cidade, nessa perspectiva a escola se mostra uma importante instituição de ensino, devido ao fato de receber não só alunos da zona urbana, pois nela se encontram um número considerável de alunos residentes na zona rural do município. 

Área administrativa que conta com uma sala para a direção e uma para a secretaria. A área pedagógica conta com uma sala para os professores, uma para a supervisão, treze salas de aula (dividas em 2 andares), uma sala para a biblioteca e uma sala para laboratório. A escola também possui um pátio de área sem cobertura, usado para recreação dos alunos e uma cantina. A área de serviço conta com uma área para lavar pano de chão, dois almoxarifados, cinco banheiros sendo eles, um banheiro com chuveiro (para professores e funcionários), dois (mas/ fem.) para os alunos e outros dois (mas/fem.) para professores, e finalizando com uma cozinha, um barzinho e uma rampa para deficientes físicos de 30 m de comprimento. 



ESCOLA MUNICIPAL DR. ARTHUR BERNARDES (EMAB)

O ato administrativo que cria o EMAB data-se do dia 14/02/1978 com sede no bairro Novo Silvestre, Viçosa-MG oferecendo apenas os anos iniciais do ensino fundamental, posteriormente em 18/03/1992 obteve a extensão de séries contemplando o ensino fundamental completo.

Hoje em dia o EMAB além de abranger todos os anos do ensino fundamental, possui dentro de suas instalações uma creche-escola e educação infantil.

O horário de funcionamento tanto da educação infantil, quanto do ensino fundamental é matutino e vespertino.

O bairro Novo Silvestre localiza-se na periferia viçosense no extremo sul da área urbana em uma área de transição entre o campo e a cidade, margeado pela BR-120 faz divisa com o município de Teixeiras-MG.

O vínculo com a zona rural vai para além da proximidade geográfica, se confunde com a história da própria escola, pois antes do ato administrativo que cria o EMAB as atividades pedagógicas já eram desenvolvidas área rural.

A escola começou suas atividades suas atividades na localidade rural do Córrego São João, sendo transferida para comunidade rural da Macena onde funcionava em uma sala da fazenda do Senhor Francisco Lopes Bhering, mais conhecido como "Seu Chiquito".

Com o passar do tempo a escola foi transferida para o Novo Silvestre e suas atividades eram realizadas na Capelinha construída pela Sociedade São Vicente de Paulo, posteriormente ocupou o espaço onde hoje se situa o Posto de Saúde do bairro, até ser transferida para a instalação atual, localizada à rua João Paulo I.

O Pibid da Geografia/UFV além de outras atividades desenvolvidas, tem a preocupação em fortalecer os laços identitários tão marcantes do bairro Novo Silvestre e do EMAB tanto da periferia quanto das vivências do campo.

Um aspecto bem característico do bairro é a presença de um grande número de funcionários da empresa União que é responsável pelo transporte coletivo da cidade, muitos pais de estudantes trabalham na referida empresa. Um dos motivos é a proximidade com a sede da empresa que fica a menos de 2km do bairro, no distrito do Silvestre, onde também se localiza o Centev- UFV (incubadora de empresas) e o Corpo de Bombeiros Militar.

Pode se dizer que há um equilíbrio no que tange o número de alunos pertencentes a zona rural e a urbana, observado também pela quantidade de transporte escolar que deslocam com os estudantes até a zona rural no término das aulas. O estudantes que residem na cidade são oriundos do próprio bairro Novo Silvestre, enquanto os do campo são das localidades do: Córrego São João, Pereira, Macena, Paula, Condé, Buieé dentre outras nas proximidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário