segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Trabalho de Campo

O trabalho de campo foi realizado na Serra de São Geraldo e no Alto do bairro Santa Clara, com os alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, CASB. A atividade foi realizada entre os dias 21 e 22 de Outubro de 2014. O campo se deu em três etapas: preparação, o campo em si e atividades de encerramento. As atividades tiveram como objetivo explorar as questões da cidade, bem como explicitar a relação entre sociedade e natureza e a complexidade dessa relação.
            A primeira etapa da preparação do campo se deu em forma de aulas semanais que tiveram como ponto central a cidade de Viçosa: as características principais, aspectos históricos e temáticas atuais. No sexto ano, as principais questões abordadas foram a problemática da água em Viçosa, com a possível instalação do mineroduto da empresa Ferrous na região. A partir dessa discussão, foi abordado o conteúdo do ciclo hidrológico, questionando qual a interferência da construção do empreendimento no processo de distribuição de água.
            No sétimo ano o conteúdo trabalhado era a região sudeste e o trabalho de campo veio para ilustrar o que foi falado em sala de aula. O trabalho na serra de São Geraldo contribuiu para compreensão do relevo da região sudeste, para entender o que é um divisor de águas e também para observar as interferências humanas na paisagem.
            O ponto escolhido para observação permite visualizar o relevo em forma de mares de morros, característico de Minas Gerais, mas que também representa a região sudeste como um todo. O local é divisor das águas da bacia Paraíba do Sul e do Rio Doce, que vão desaguar no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, respectivamente.
            No bairro Santa Clara os alunos puderam observar como o relevo condiciona o crescimento da cidade, grande parte da cidade está localizada nos morros e nas encostas. Os terrenos mais planos são ocupados por prédios e pela população de maior poder aquisitivo, enquanto os menos abastados moram nos morros. O interessante é que muitos alunos conseguiram visualizar os seus bairros.
            Posteriormente ao campo os alunos fizeram um relatório sobre o que foi visto e abordado durante o percurso. Houve uma boa participação dos alunos, com bons relatórios e desenhos bem representativos do que foi trabalhado. O que nos faz ter uma boa avaliação do trabalho de campo realizado. Alguns problemas de logísticas ocorreram, mas que envolveram a administração da escola e do município. Todos os esforços empenhados valeram a pena e o retorno para o aprendizado dos alunos foi gratificante.

Autores: Evandro Deleon. (Bolsista do projeto)
           Barbara Wenner (Bolsista do projeto)

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