quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Oficina I: Formação da área central de Viçosa

    A primeira oficina teve como objetivo em realizar uma recapitulação da história da cidade, tendo como foco principal a área central da cidade e as transformações que ocorreram nela. As principais finalidades da oficina foram:
  •  Possibilitar ao aluno perceber que a formação atual da cidade está ligada a um processo histórico, a partir da ação de vários agentes e ligada a diversas escalas (regional, nacional e global);
  • Habilitar o aluno a realizar uma análise sobre o espaço central: quais as funções que exerce, bem como interpretar quais os fatores gerais da dinâmica histórica da formação desse espaço;
  • Compreender as diversas funções e valores simbólicos que essa área carrega e também realizar a diferenciação do centro e do restante da cidade em função da sua paisagem.
O encontro foi dividido em três momentos. O primeiro foi uma exposição teórica, apresentando o contexto histórico de formação da cidade. Os principais parâmetros apresentados destacaram a localização, aspectos demográficos e questões regionais.
A partir dos conteúdos apresentados, realizou-se uma dinâmica envolvendo fotos de diferentes épocas e atividades desenvolvidas naquela época, contextualizado questões políticas, econômicas, sociais e ambientais de cada período. Os alunos tiveram de realizar a diferenciação desses espaços e relacioná-los a essas atividades exercidas na época.
A última etapa consistiu na construção de uma maquete retratando dois períodos de Viçosa, possibilitando perceber a transformação da cidade e suas atividades: uma mais antiga ligada ao cotidiano rural (início do século XX) e outra contemporânea, evidenciando a verticalização e o tráfego de automóveis. 









Bolsistas: 

André Luiz Miranda Reis

Bárbara Wenner

Nenhum comentário:

Postar um comentário