quinta-feira, 3 de setembro de 2015

OFICINAS DIDÁTICAS SOBRE A CIDADE DE VIÇOSA: TRABALHO DE CAMPO

O trabalho de campo, realizado no dia 24 de Julho, teve como objetivo de apresentar locais determinantes no processo de ocupação da cidade de Viçosa, bem como a evolução da paisagem. Os temas apresentados nas duas primeiras oficinas (Formação da área Central e Evolução da Paisagem) foram a base para a construção do roteiro. 
 Os locais visitados foram a Capela da Rua dos Passos, Estação Ferroviária, Praça Silviano Brandão e a avenida P.H. Rolfs.  A Capela dos Passos remete a ocupação inicial, a Estação Ferroviária a integração com outros locais e a consolidação da cultura cafeeira na região. A visita Casa Arthur Bernardes terá por finalidade conhecer um dos articuladores da chegada da Esav na cidade, que transformou de maneira significativa a ocupação na cidade. A ida na avenida P.H. Rolfs terá como objetivo perceber a expansão do comércio e da questão habitacional em função da proximidade com a universidade.

Ao longo da experiência foi observado o grande interesse dos estudantes nas atividades práticas e também no trabalho de campo. Além disso, as práticas realizadas possibilitaram exceder os temas propostos, como debate sobre a questão ambiental e social.  Ao final das oficinas percebemos da importância do conteúdo abordado e também a necessidade de trabalhar a realidade dos estudantes como forma de exercitar a prática cidadã.







Nenhum comentário:

Postar um comentário